Você está em Biografias

Boyle

robertboyle.jpg

Robert Boyle nasceu em Lismore, na Irlanda, no dia 25 de janeiro de 1627. É conhecido por suas pesquisas sobre gases. Estudou no Colégio de Eton de 1635 a 1639.

Leu muito sobre os trabalhos de Galileu em uma excursão europeia de cinco anos com um tutor particular, iniciada em 1639, quando tinha apenas 12 anos.

Ficou por um tempo na Suíça e depois foi para Dorset, na Inglaterra. Lá, iniciou seus estudos experimentais e escreveu ensaios morais. Em 1656, morou em Oxford onde colaborou com Hooke.

É considerado um dos fundadores da Química Moderna. Questionava as ideias do filósofo grego Aristóteles, cujas teorias haviam sido descobertas no século XIV por pensadores italianos. Não concordava com a ideia de Aristóteles sobre os quatro elementos terra, ar, fogo e água. Argumentou que a matéria era composta de corpúsculos, os quais eles mesmos eram construídos diferentemente a partir de diferentes configurações de partículas preliminares. Seu trabalho em química foi orientado no sentido de estabelecê-la como uma ciência matemática baseada em uma teoria mecanicista da matéria.

Boyle era cristão e tentou usar a ciência para provar suas crenças. Em 1662 estabeleceu a Lei de Boyle. Esta lei estabelecia que a temperatura constante o volume de um gás é inversamente proporcional à pressão. Isto quer dizer que quando aumenta um, o outro diminui.

Foi um dos membros fundadores da Sociedade Real de Londres. Boyle influenciou muitos outros cientistas que vieram depois, tais como Isaac Newton. Morreu no dia 30 de dezembro de 1691 em Londres.

Como referenciar: "Boyle" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 22:56. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/boyle/