Você está em Biografias

Bronsted

Johannes Nicolaus Bronsted foi um químico nascido em Varde, na Dinamarca, em 22 de fevereiro de 1879,  que desenvolveu uma nova teoria para ácidos e bases.

Era filho de um engenheiro civil. Perdeu sua mãe ao nascer. Seu pai casou-se novamente, mas morreu quando Bronsted tinha 14 anos.

Superada a sua infância e adolecência traumática, estudou no Intituto Politécnico de Copenhagen. Chegou na universidade e estudou Engenharia Química  e obteve o grau de Ph.D em 1908. Tornou-se professor de Química Inorgânica e Físico-Química na Universidade de Copenhagen e no Intituto. Conseguiu separar isótopos, em 1921 juntamente com o húngaro György Carl von Hevesy. 

Em 1923, apresentou seu mais importante termodinâmico, a teoria protônica ácido-base. Simultaneamente, o químico inglês Tomas Martin Lowry também desenvolveu a mesma teoria. A nova teoria protônica mais tarde levaria o nome dos dois cientistas, a Teoria de Bronsted-Lowry.

Bronsted também estudou as propriedades catalíticas e ácidos e bases fortes. Desenvolveu trabalhos também na área de eletrólitos, em 1927.

Durante a Segunda Guerra Mundial, opôs-se ao Partido Nazista e foi eleito pelo Partido Dinamarquês. Ficou doente e faleceu após as eleições no dia 17 de dezembro de 1947, não ocupando seu cargo político.

Como referenciar: "Bronsted" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 23:08. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/bronsted/