Você está em Biografias

Dobereiner

Johann Wolfgang Dobereiner foi um químico nascido no dia 13 de dezembro de 1780, na Alemanha. Foi autor da leis das tríades da Tabela Periódica.

Era filho de cocheiro e teve sua educação formal reduzida. Era autodidata e logo cedo, aos 14 anos,  foi trabalhar como assistente em uma farmácia. Seu conhecimento químico precoce chamou a atenção de Karl August, que lhe assegurou uma nomeação para a Universidade de Iena. Suas aulas eram muitas vezes assistidas por Goethe, que mostrava grande interesse nas ciências. Muitas vezes mais do que seus escritos.

Trabalhou como professor de Química na Universidade de Iena. Em 1829, Dobereiner percebeu que o elemento bromo, que havia sido descoberto há pouco tempo, tinha propriedades que pareciam situar-se a meio caminho entre as do cloro e as do iodo. Também que seu peso atômico ficava exatamente no meio desses dois elementos.

Começou a estudar a lista dos elementos conhecidos, anotando suas propriedades e pesos atômicos. Decobriu mais dois grupos com o mesmo padrão. Para estes grupos deu o nome de Tríade.

Iniciou uma ampla pesquisa para identificar mais elementos e grupos, mas só conseguiu agrupar 9 elementos dos 54 conhecidos na época. A Tríades de Dobereiner foi considerada pelos estudiosos da época uma coincidência.

Esta descoberta foi importante para o desenvolvimento da tecnologia dos vidros ópticos. Dobereiner morreu no dia 24 de março de 1849.

Como referenciar: "Dobereiner" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 23:09. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/doberreiner/