Você está em Biografias

Fritz Strassmann

Fritz Strassmann foi um químico e físico nascido no dia 22 de fevereiro de 1902 em Boppard, na Alemanha. Foi importante por suas pesquisas na área da radioatividade.

Estudou em Hanôver, na Universidade Técnica, e tornou-se doutor em 1929, onde recebeu seu Ph.D. Strassmann ajudou a desenvolver o método de datação radioativa usado em geocronologia.

Juntamente com Lise Meitner e Otto Hahn, descobriu a fissão nuclear em 1938. Após essa descoberta, Lise teve que abandonar a Alemanha porque era judia. Por este motivo, o grupo de cientistas desmembrou-se.

Trabalhou também com seu sobrinho Otto Robert Frish. Com Otto, produziu bário através do bombardeio de urânio com nêutrons.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Strassmann e Hahn continuaram a estudar a física nuclear. Com o fim da guerra, Strassmann tornou-se professor de Química Inorgânica e Química Nuclear na Universidade de Mainz.
Foi diretor do Intituto de Química na Universidade de Mainz e ganhou em 1966 o Prêmio Enrico Fermi.

Foi considerado, no meio científico, injustiçado pela academia sueca porque o Prêmio Nobel de Química de 1944 foi apenas para Otto Hahn, deixando de lado Otto Frish, Lise Meitner e ele.

Faleceu em Mainz, na Alemanha Ocidental, no dia 22 de abril de 1980.

Como referenciar: "Fritz Strassmann" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 23:12. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/fritz_strassmann/