Você está em Biografias

Gay-Lussac

Louis Joseph Gay-Lussac foi um químico e físico francês iluminista  nascido no dia 6 de dezembro de 1778. É conhecido pela formulação da lei dos gases e estudou também o magnetismo.

Gay-Lussac abandonou o curso de Engenharia para dedicar-se à pesquisa química. Teve o apoio de dois grandes filósofos da época, Berthollet e Laplace. Foi professor de Física da Sorbornne e de Química na Escola Politécnica. Em 1797, entrou na Escola Politécnica em Paris e graduou-se em 1800.

Em 1802, demostrou o seu primeiro trabalho, que era sobre a expansão dos gases. Foi o primeiro a formular a segunda lei dos gases. Hoje, essa lei é chamada de Lei de Charles e Gay-Lussac ou simplesmente de Lei de Gay-Lussac.

Desenvolveu também a Lei Volumétrica. Sua tese foi publicada em 1808 e envolvia a reação entre oxigênio e hidrogênio. Foi a partir desta experiência que seu nome passou a ser usado como unidade de medida de volume de álcool. Esta unidade mede o volume de teor alcoólico das bebidas. É geralmente expressa em graus, assim usa-se graus Gay-Lussac.

Em 1804, a sua paixão pela pesquisa fez com que voasse num balão a quase 4 mil metros de altura, a fim de estudar as variações de temperatura, pressão e também a composição da atmosfera em elevadas altitudes. Não obteve muito sucesso nas pesquisas, mas seu passeio representou um recorde de voo em balão devido à sua alttude, que só foi superado no século seguinte.

Em 1805, viajou para a Itália em uma expedição juntamente com Humboldt e depois estagiou no seu laboratório em Berlim, onde estudavam a proporção volumétrica de hidrogênio e oxigênio para formar a água. Casou-se em 1808, mesmo ano em que determinou a composição volumétrica  precisa da água com a ajuda do cientista Alexander von Humboldt.

Fez análises de substâncias presentes em plantas e animais e estudou a solubilidade dos sais. Ao enunciar a lei de expansão dos gases, Gay-Lussac entrou em confronto com o cientista britânico John Dalton. Divulgada na mesma época, a teoria de Dalton relacionava pesos e não volumes. Posteriormente, o físico italiano Amedeo Avogadro demonstrou como os resultados se conciliavam.

Foi eleito membro da Academia de Ciências de Paris, por sua contribuição para a química. Também foi eleito para a Royal Society de Londres, na Inglaterra. Escreveu muitas notas, artigos, obras e memórias sobre as suas investigações. Gay-Lussac teve uma ativa vida política e morreu em Paris, em 9 de maio de 1850.

Como referenciar: "Gay-Lussac" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 23:07. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/gay-lussac/