Você está em Biografias

Guldberg

Cato Maximilian Guldberg foi um químico e matemático norueguês nascido na Cristiania, hoje Oslo. Nasceu no ano de 1836.

Formulou junto com seu cunhado Peter Waage a lei química de ação de massa em função da velocidade e concentração dos reagentes, determinando se essa reação seria reversível em termo das concentrações dos reagentes.

Dedicou-se ao estudo da termodinâmica. Iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade de Cristiania. Lecionou na Escola Militar Real. Mais tarde, foi professor de Matemática Aplicada nesta mesma Universidade.

Em 1864, juntamente com Waage, formularam a Lei das massas. Estudaram também o efeito da temperatura sobre as velocidades das reações químicas. Demorou 15 anos até seus trabalhos serem reconhecidos por cientistas franceses e alemães da época.

Seus trabalhos foram feitos em norueguês e mais tarde traduzido para o francês. Em 1870, Guldberg estudou a variação da temperatura de solidificação e da pressão de vapor por dissolução de um composto num líquido puro.
Morreu na Noruega aos 66 anos.

Como referenciar: "Guldberg" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 22:56. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/guldberg/