Você está em Biografias

Hund

Aka Friedrich Hermann Hund foi um químico e físico alemão nascido no dia 04 de fevereiro de 1896, em Karlsruhe, na Alemanha. Foi ele quem desenvolveu a regra que leva o seu nome, a Regra de Hund.

Fez importantes trabalhos relacionados à estrutura atômica e moléculas, como os orbitais moleculares. Descobriu também o Princípio de Quantum tunneling (barreira na mecânica quântica de penetração na espectrografia).

Trabalhou com Robert Mulliken na Universidade de Gottingen de 1927 até 1929. Com Mulliken, desenvolveu a teoria dos orbitais moleculares.

Trabalhou também com outros cientistas importantes da época como Heisenberg e Schorodinger. Foi assistente de Niels Bohr. Escreveu diversos artigos, cerca de 250. Foi professor de física em algumas universidades como Harvard, Gottingen, Rostok, Jena e Frankfurt.

Em 1925, Hund elaborou, de forma empírica, uma regra para os espectros atômicos, a chamada Regra de Hund. Também é chamada de Princípio da Máxima Multiplicidade. Esta regra diz que a energia de um orbital imcompleto é menor quando nela existe o maior número de elétrons com spins paralelos.

Os elétrons são distribuídos isoladamente e com o mesmo spin. Os elétrons são emparelhados com spins contrários, ou seja,durante o preenchimento das orbitais de um mesmo nível energético, deve-se colocar em primeiro lugar em todas elas um só elétron, todos com o mesmo spin, antes de se proceder à lotação completa dessas orbitais. Os próximos elétrons a serem colocados deverão apresentar spins antiparalelos em relação aos já presentes.

 Hund morreu na Alemanha no dia 31 de março de 1997.

Como referenciar: "Hund" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 23:06. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/hund/