Você está em Biografias

Jacques Charles

Jacques Alexandre César Charles, nascido no dia 12 de novembro de 1746 em Beaugency, na França, foi um importante químico e físico que estudou os gases. Desenvolveu a teoria que leva o seu nome, a Lei de Charles.
Quando criança, sua educação havia pouca ciência. Aprendeu a matemática básica e fazia poucos experimentos de ciências.

Mais jovem, foi para Paris e trabalhou na Secretaria de Finanças. Em 1779, Benjamin Franklin visitou Paris como embaixador para o recém criado Estados Unidos. Cahrles aprendeu sobre experimentos científicos de Franklin. Ficou impressionado e começou, a partir daí a estudar sobre física experimental. Foi químico, físico, aeronáutico, matemático e inventor.

Após um ano e meio de estudos, em 1781 começou a dar conferências públicas sobre as coisas que havia aprendido. Por volta de 1787, Charles desenvolveu sua teoria, a Lei de Charles. Ele não chegou a publicá-la mas Gay-Lussac a publicou quinze anos depois. Seus trabalhos eram baseados no estudo dos gases. Ele redesenhou a forma como balões de ar quente foram construídos. Inventou a linha de válvulas dentre outros equipamentos para acondicionamento de gases.

Mas a sua invensão mais conhecida, sem dúvida foi a Lei de Charles, que diz que o volume constante, a pressão de uma determinada massa de gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta, ou seja, constante. Esta é uma das leis dos gases perfeitos ou gás ideal. Determinou a densidade da água em várias temperaturas.

Antes de descobrir a sua lei, ele foi o primeiro a ter a ideia de usar hidrogênio para encher balões aerostáticos. Até então era usado balões com ar quente. O hidrogênio era obtido por decomposição da água pelo ácido sulfúrico na presença de ferro.

No dia 27 de agosto de 1783, junto com seu irmão Robert, Charles botou sua ideia em prática e fez voos sobre Paris. Chegou a atingir cerca de 1600m de altitude. Percorreu aproximadamente 20Km. O feito assustava os observadores por causa do barulho do gás que escapava do balão.

Charles foi nomeado membro residente da Académie des Sciences em 20 de novembro de 1785. Foi professor no Conservatório de Artes e Carreiras de física experimental. Foi, também, bibliotecário e presidente de física experimental em 1816. Charles morreu no dia 07 de abril de 1823.

Como referenciar: "Jacques Charles" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 22:55. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/jacques_charles/