Você está em Biografias

Kekulé

Friedrich August Kekulé foi um importante químico nascido no dia 07 de setembro de 1829 na Alemanha. Desenvolveu fórmulas para os compostos orgânicos, criou alguns postulados para o átomo de carbono e formulou a estrutura do benzeno.

Iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade de Giessen, estudando Arquitetura. Influenciado por Justus von Liebig, transferiu-se para o curso de Química. Concluiu seu doutorado em 1852 e foi estudar em Paris, na França.

Tornou-se professor universitário na Alemanha, na Universidade de Heidelberg em 1856. Na Bélgica, na Universidade de Gand, em 1858, ficou responsável por uma cadeira de Química.

Neste mesmo ano, comprovou que o átomo de carbono é tetravalente e que juntos formam cadeias carbônicas. Essa ideia abriu caminho para o entendimento dos compostos de cadeia aberta. Foi anunciada quase que simultaneamente, mas de forma independente, por Archibald Scott Couper.

Em 1857, descreveu os Postulados de Kekulé, sobre o átomo de carbono. Em 1865, teve um sonho que fez com que formulasse a estrutura do benzeno. Disse Kekulé:

“Eu estava sentado à mesa a escrever o meu compêndio, mas o trabalho não rendia; os meus pensamentos estavam noutro sítio. Virei a cadeira para a lareira e comecei a dormitar. Outra vez começaram os átomos às cambalhotas em frente dos meus olhos. Desta vez os grupos mais pequenos mantinham-se modestamente à distância. A minha visão mental, aguçada por repetidas visões desta espécie, podia distinguir agora estruturas maiores com variadas conformações; longas filas, por vezes alinhadas e muito juntas; todas torcendo-se e voltando-se em movimentos serpenteantes. Mas olha! O que é aquilo? Um das serpentes tinha filado a própria cauda e a forma que fazia rodopiava trocistamente diante dos meus olhos. Como se se tivesse produzido um relâmpago, acordei;... passei o resto da noite a verificar as consequências da hipótese. Aprendamos a sonhar, senhores, pois então talvez nos apercebamos da verdade."

Após este sonho, verificou a possibilidade de uma molécula de benzeno ter este comportamento, semelhante à serpente. Concluiu, então, a fórmula cíclica e hexagonal do benzeno.

Realizou trabalhos também sobre ácidos orgânicos, insaturados e com enxofre e sobre fulminato de mercúrio. Deixou um valioso trabalho sobre a Química Orgânica dividido em 4 volumes e diversos artigos em revistas científicas. 

Morreu em Bonn, em 13 de julho de 1896.

Como referenciar: "Kekulé" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 23:10. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/kekule/