Você está em Biografias

Le Chatelier

Henri Louis Le Chatelier foi um químico e metalurgista francês, nascido no dia 8 de outubro de 1850, em Paris. Seus estudos estão baseados em pesquisas na área da termoquímica e do equilíbrio químico das reações químicas.

Formou-se na escola politécnica da França e na École des Mines em Paris. Nesta mesma escola, ensinou química durante muito tempo.

Em 1888, descobriu a lei do equilíbrio químico. Este princípio é hoje conhecido como o Princípio de Le Chatelier. Relaciona variações de temperatura e pressão. Estudou calor específico em gases de alta temperatura, métodos para medir a temperatura.

Aplicou química à indústria, principalmente na produção de amoníaco, aço, cimento e cerâmica. Em 1907, tornou-se inspetor de geral de minas. Publicou, em 1925, o livro Ciência e Indústria e em 1936, Método na Ciência Experimental. Desenvolveu também equipamentos para linhas férreas.

Le Chatelier morreu na França em 17 de junho de 1936.

Como referenciar: "Le Chatelier" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 23:04. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/le_chatelier/