Você está em Biografias

Louis Proust

Joseph Louis Proust nasceu em Angers, na França, em 26 de setembro de 1754. Seu pai era boticário. Proust estudou Química e Farmácia. Gostava de analisar o conteúdo de qualquer coisa. Trabalhou como chefe da farmácia do Hospital de Salpetrière, em Paris.

Foi morar na Espanha em 1789, fugido da Revolução Francesa. Ensinou química na academia de artilharia de Segóvia e em Salamanca.

Trabalhou no laboratório de Carlos IV, em Madrid. No ano de 1816, foi eleito para a Academia de Ciências da rança, retornando para Angers.

Seu trabalho no Hospital de Salpetrière rendeu alguns trabalhos publicados sobre a urina, ácido fólico e alúmen. Na Espanha, estudou alguns minerais espanhóis. Alguns de seus estudos foram voltados à extração do açúcar das uvas.
Em 1801, formulou a lei das proporções constantes. Esta lei foi combatida por cientistas daquela época. Porém, em 1808, ficou reconhecido que Proust tinha razão. A lei foi formulada por John Dalton, mas a parte empírica era de Proust. Sua lei ajudou a fortalecer, na Química, a ideia do átomo.

Segundo sua lei, um composto químico contém sempre os mesmos elementos nas mesmas proporções, em massa.

Durante o período do bloqueio continental, foi convidado por Napoleão I, na França, para fundar uma fábrica de açúcar de acordo com o processo que ele mesmo inventou. Proust não aceitou a oferta.  Ele estudou ainda sobre sais orgânicos e é considerado um dos fundadores da análise química. Morreu na sua cidade natal em 1826.

Como referenciar: "Louis Proust" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 23:05. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/louis_proust/