Você está em Biografias

Murray Gell-Mann

Murray Gell-Mann, nascido no dia 15 de setembro de 1929, foi um importante físico norte-americano que nasceu em Nova Iork. Sua descoberta mais conhecida foi a dos quarks, uma partícula encontrada no átomo.

Sua família é de imigrantes judeus. Desde criança, já mostrava-se uma criança prodígio. Formou-se Bacharel em Ciências em 1948 pela Universidade de Yale. Em 1951 conclui seu doutourado em Filosofia, no Instituto Tecnológico de Massachusetts.

De 1952 a 1955, ensinou na Universidade de Chicago e iniciou suas pesquisas sobre as interações entre prótons e nêutrons. Queria sbaer a composição exata dos prótons.

Gell-Mann e Abraham Pais estudaram a física das partículas. Em 1961, classificou as partículas elementares de hadrons, juntamente com Kazuhiko Nishijima. Esse esquema é aplicado pelo modelo de quark. Gell-Mann e George Zweig  de forma independente postularam em 1964 a existência de quarks, que são as partículas que formam os prótons e os nêutrons. Afirmou que os quarks são as menores partículas de matéria.

Em 1969, recebeu o Prêmio Nobel de Física por suas pesquisas na área de física quântica. É professor emérito de Física teórica no Instituto de Tecnologia da Califórnia e um dos fundadores do Instituto Santa Fé.

Em 2005, recebeu a Medalha Albert Einstein.

Como referenciar: "Murray Gell-Mann" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 23:11. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/murray_gell-mann/