Você está em Biografias

Newlands

John Alexander Reina Newlands foi um importante químico inglês, nascido em Southwark, Londres, em 1837. Estudou a periodicidade das propriedades dos elementos químicos.

Precedeu Dmitri Mendeleiev na formulação da Tabela Periódica. Estudou na Royal College of Chemistry. Foi químico industrial e trabalhou em uma usina de açúcar como químico-chefe e escreveu um tratado sobre açúcar.

Em 1864, Newlands propôs uma nova classificação para os elementos químicos. Ordenou os elementos com propriedades semelhantes em 11 grupos, onde os elementos semelhantes possuiam massas em relação de multiplicidade 8. Chamou de Lei das Oitavas, que buscava a ordenação dos elementos seguindo o exemplo da música, como as notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, ré, mi, fá). Esta ordenação mostrava certa periodicidade.

Esta classificação não servia para alguns elementos, como para o cálcio. Seu trabalho também não foi muito aceito pela comunidade científica, além de ter sido ridicularizado. Muitos falaram que ele podia ter classificado os elementos de acordo com a ordem alfabética.

Apesar de não ter tido sucesso na sua classificação, a sua tabela foi importante para o desenvolvimento da tabela que hoje usamos. Em 1887, foi condecorado pela Royal Society of London pela sua contribuição à ciência.

Em 1898, Newland morre.

Como referenciar: "Newlands" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 23:06. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/newlands/