Você está em Biografias

Seaborg

Elemento químico Seabórgio

Glenn Theodore Seaborg foi um químico nascido em Ishpeming, no estado do Michigan, nos Estados Unidos, no dia 01 de abril de 1912. Sua principal importância foi a descoberta de vários elementos químicos.

Formou-se em Química em 1936 pela Universidade da Califórnia. Durante dois anos foi assistente de laboratório de Lewis. Em 1937, tornou-se doutor em Química em Berkeley, na Califórnia. Estudou sobre os elementos transurânicos e reações em pilhas atômicas.

Seaborg foi responsável pela síntese dos elementos plutônio, amerício, cúrio, berquélio, califórnio, einstênio, mendelévio, férmio e nobélio. Estes elementos artificiais foram desenvolvidos em Berkeley. Um dos seus trabalhos foi a identificação e descoberta de mais de 100 isótopos de elementos químicos. Seaborg foi quem teve a ideia da série dos actinídios.

De 1942 a 1946, Seaborg fez parte do Projeto Manhattan. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi diretor do Laboratório Metalúrgico da Universidade de Chicago, onde iniciou a produção industrial de plutônio e aperfeiçoou o método de isolamento deste elemento a partir dos produtos da  reação. Foi professor de química desde 1945 e diretor do Laboratório de Radiações da Universidade da Califórnia.

Ainda em 1945, Seaborg publica uma tabela períodica com a nova série dos elementos, a série dos actinídios. Antes havia apenas os elementos actínio, tório, protactínio, urânio, netúnio e plutônio.  Ele montou esta série de elementos tendo como base, a semelhança eletrônica dos elementos, como o actínio.

Em 1951 ganhou, juntamente com Edwin M. McMillan, o Prêmio Nobel de Química pela descoberta do plutônio. O elemento químico de número atômico 106 foi descoberto por cientistas de Berkeley e foi chamado de seabórgio em homenagem ao cientista Seaborg. Pela primeira vez um elemento recebe o nome de uma pessoa viva.

No dia 25 de fevereiro de 1999, Seaborg morre.

Como referenciar: "Seaborg" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 23:03. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/seaborg/