Você está em Ensino fundamental > Ar

Ar

Nosso planeta está envolvido por uma camada imensa de gases, a atmosfera. Ela está ao redor da Terra e é mantida através da atração da gravidade. Possui cerca de 1000 km de espessura.

Atmosfera

É a camada de ar que envolve a Terra. Alguns fatos ilustram esta existência de um espaço que contém ar a partir do solo:

- quando respiramos, retiramos o gás oxigênio desta camada;

- quando um avião decola, ele deve ter velocidade suficiente para poder sustentar-se no ar;

- quando os aviões a jato em altas altitudes ficam estabilizados porque estão num nível da atmosfera que há pouca turbulência.

A atmosfera é muito importante para a vida no planeta. Ela ameniza os efeitos da radiação solar sobre a Terra, contribui na manutenção de uma temperatura ideal para o desenvolvimento da vida, impede que nosso planeta seja diretamente atingido por grandes meteoritos.

Camadas da Atmosfera

A atmosfera possui cinco camadas distintas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e a exosfera.

Não há um limite entre uma camada e outra. Suas características vão mudando gradativamente.

Troposfera

É a camada de ar que vai do solo até aproximadamente 12 km de altura. Nela, há gases poluentes e poeira. É nesta camada que se formam nuvens, ventos, chuva, neve e acontecem trovoadas e raios.

É na troposfera que os seres vivos retiram o gás oxigênio (O2) e produzem o gás carbônico (CO2) para realizar a fotossíntese e liberam o oxigênio.

Estratosfera

É a camada que começa onde termina a troposfera. Quase não há oxigênio, o ar é rarefeito (pouca quantidade de gás oxigênio; as moléculas de ar ficam muito afastadas umas das outras), as temperaturas são em torno de -50ºC, portanto não há vida nessa camada. O gás que é predominante é o nitrogênio (N).

Na estratosfera, não há nuvens, nem tempestades. É nela que aviões a jato navegam.

Há uma camada que envolve a estratosfera, a camada de ozônio. O gás ozônio (O3) é muito importante para o nosso planeta porque ele absorve toda a radiação ultravioleta (raios UV) que chegam à Terra. Os raios UV são prejudiciais à saúde porque em grandes quantidades alteram a constituição das células dos seres vivos, provocando o câncer.

Mesosfera

Possui aproximadamente 80 km e suas temperaturas podem chegar a -120ºC. Nessa camada são feitas as pesquisas meteorológicas através de balões-sonda que atravessam as demais camadas, até chegar à mesosfera.

Termosfera ou Ionosfera

Está a aproximadamente 640 km acima da superfície terrestre. Sua temperatura aumenta com a altitude chegando a 1000ºC.

Nela passam meteoritos (corpos rochosos ou metálicos que vêm do espaço cósmico) que pegam fogo ao entrar na termosfera devido ao atrito com o ar. São as chamadas “estrelas cadentes”. Alguns meteoritos conseguem chegar à superfície da Terra. Na termosfera, acontecem dois fenômenos: a aurora boreal e a aurora austral.

A aurora boreal e a aurora austral são fenômenos luminescentes, ou seja, que ocorre a emissão de luz. Acontecem na atmosfera dos hemisférios norte e sul. Neles estão localizados dois pólos magnéticos da Terra. As partículas emitidas pelo Sol interagem com as partículas da termosfera e sob ação do campo magnético terrestre produzem faixas multicoloridas e brilhantes.

Quando este fenômeno acontece no hemisfério norte, chamamos de aurora boreal. Quando este fenômeno acontece no hemisfério sul, chamamos de aurora austral.

A termosfera também é conhecida como ionosfera porque nela há muitos íons (partículas carregadas eletricamente).

Exosfera

Última camada atmosférica, onde o ar é muito rarefeito. Inicia a uma altitude de aproximadamente 500 km e vai até mais de 1000 km de altitude. É o limite da atmosfera e o espaço cósmico ou sideral.

O gás predominante nesta camada é o hidrogênio (H2). Existe grande variação de temperatura, onde durante o dia pode chegar a 2000ºC e à noite cerca de -270ºC.

  

Como referenciar: "Ar - Atmosfera" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 16/07/2018 às 22:29. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/conteudos/ef/ar/