Você está em Biografias

Heisenberg

Werner Karl Heisenber nasceu em 05 de dezembro de 1901, na cidade de Würzburg, na Alemanha. Foi um famoso físico ganhador de Prêmio Nobel.

Iniciou o curso de Física em 1920, em Munique. Durante um Congresso em Copenhague, de Niels Bohr, Heisenberg expôs suas ideias sobre a Mecânica Quântica e a partir daí, ficou muito amigo de Bohr.

Em 1919, formulou o Princípio da Incerteza. Para ele, é impossível saber ao mesmo tempo a certeza da posição e da velocidade de uma partícula. Quanto maior for a precisão com que se conhece uma delas, menor será a precisão com que se pode conhecer a outra.

Em 1923, Heisenberg tornou-se doutor pela Universidade de Munique. Foi um dos fundadores da Mecânica Quântica. Foi chefe do programa de energia nuclear da Alemanha Nazi. Tornou-se assistente de Max Born, em 1924, no centro universitário Göttingen. Em seguida, transferiu-se para Copenhague, onde trabalhou com Niels Bohr. Desenvolveu a mecânica matricial no ano seguinte.

Em 1927, começou a ensinar física na Universidade de Leipzig, onde enunciou o Princípio da Incerteza. Recebeu o Prêmio Nobel de Física no ano de 1932 pela criação da Mecãnica Quântica.

De 1942 a 1945 dirigiu o Intituto Max Planck, em Berlin. Trabalhou com Otto Hahn, um dos descobridores da fissão nuclear, no projeto de um reator nuclear, durante a Segunda Guerra Mundial. Heisenber lutava para que a energia nuclear não fosse utilizada para fins bélicos.

Organizou e dirigiu o Intituto de Fisica e Astrofísica de Göttingen. O instituto mudou-se para Munique, em 1958 e Heisenberg iniciou o estudo sobre a teoria das partículas elementares. Descobriu sobre a estrutura do núcleo atômico, hidrodinâmica das turbulências dos raios cósmicos e do ferromagnetismo.

Alguns físicos da época, como Albert Einsten rejeitaram a sua teoria porque iam contra os princípios da física clássica, a física newtoniana. A verdade é que Heisenberg abriu um novo campo, não só para a física, mas para o conhecimento.

Heisenberg morreu em 01 de fevereiro de 1976, em Munique, na Alemanha.

Como referenciar: "Heisenberg" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 17/10/2019 às 13:50. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/heisenberg/