Você está em Ensino fundamental > Ar

Ar e saúde

O ar das grandes cidades é muito poluído. Está cheio de gases tóxicos e de fuligem. Geralmente, em regiões de praia e de florestas, não existe poluição, ou seja, o ar é puro.

Esta poluição que acontece provoca sério danos à saúde. Algumas doenças são transmitidas através de microrganismos que estão no ar. Vírus e bactérias, que são microrganismos, transmitem doenças através do ar.

Devemos ter alguns cuidados básicos para evitar contaminações:

- lavar sempre copos, talheres e toalhas antes de usá-los;
- lavar sempre bem as mãos;
- tomar vacinas.

Bactérias

As bactérias podem transmitir doenças através do ar, como a tuberculose e a meningite. Há também a pneumonia, difteria e coqueluche.

A tuberculose é provocada pelo bacilo de Koch, que ataca o ser humano e também outros animais. É contagiosa e pode se manifestar em vários órgãos do corpo. A mais comum é a tuberculose pulmonar.

O bacilo passa de pessoa para pessoa através da tosse, que vai para o ar e contamina outra pessoa. Ou também pelo contato com roupas, talheres e outros objetos contaminados, por isso a pessoa infectada deve usar tudo separado e bem esterilizado.

Seus sintomas só são percebidos meses depois da instalação da bactéria no organismo. É muito confundido com mal-estar. Ou um simples resfriado. Com o avanço da doença, iniciam-se as tosses com catarro, febre, palidez, falta de apetite, emagrecimento e consequentemente fraqueza geral.

Se não for tratada, pode causar lesões nos pulmões (no caso da tuberculose pulmonar) até a sua completa destruição. Esta doença pode ser curada. Por meio de radiografias, é possível detectar a doença. A prevenção é feita através da vacina BCG.

A meningite meningocócica é uma doença que ataca as meninges, que são membranas que protegem o sistema nervoso central. É causado pela bactéria Neisseria meningitidis. Seus sintomas são dor de cabeça muito forte, febre, vômitos e dor na nuca.

Deve ser combatida logo no seu estágio inicial. A pessoa que contai esta doença deve ficar isolada e hospitalizada porque pode ser transmitida pelo ar para outras pessoas. O contágio se dá pelas vias respiratórias.
A prevenção é feita por meio de vacinas.

Vírus

As doenças causadas por vírus são as viroses. São evitadas, geralmente, com vacinas e através da boa alimentação. Podem ser: gripe, caxumba, poliomielite e o sarampo.

A gripe é a virose mais comum. É contagiosa e provoca distúrbios no aparelho respiratório. Causa febre, mal-estar, dores de cabeça e nas costas. Se não for bem curada, pode causar outras doenças mais graves, como a pneumonia e a tuberculose. Para combater a doença, devemos:

- repousar;
- beber líquidos e sucos com vitamina C para reforçar as defesas do corpo;
- usar lenço ao tossir ou espirrar para não contaminar outras pessoas.

A caxumba é uma doença que pode ser transmitida pelo ar e também por objetos contaminados. A pessoa contaminada apresenta inchaço embaixo e em frente às orelhas. Se este vírus atingir o ovário ou os testículos, a pessoa pode ficar estéril (não poderá gerar filhos).

A poliomielite é conhecida como paralisia infantil. Pode ser adquirida pelo ar e também por objetos e alimentos contaminado. A pessoa contaminada pode ficar com alguma deficiência física. Grandes campanhas de vacinação foram feitas contra esta doença e hoje ela praticamente não existe mais no Brasil.

O sarampo penetra nas vias respiratórias e se alastra pelo corpo. Seus sintomas são febre, tosse, vermelhidão por todo o corpo. Esta doença afeta principalmente as crianças. Existem vacinas contra o sarampo.

Como referenciar: "Ar e saúde" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 26/08/2019 às 04:10. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/conteudos/ef/ar/p5.php