Produto hidrogeniônico -pH (continuação)

Como medir o pH na prática?

O aparelho utilizado para medir o pH é o pHmetro ou peagâmetro. São aparelhos que medem a condutividade elétrica da solução e possuem uma escala já graduada em valores de pH.

Coloca-se o eletrodo dentro da solução que deseja-se descobrir o pH e faz-se a leitura do peagâmetro.

Também são utilizados diversos indicadores ácido-base (substâncias orgânicas que mudam de cor em contato com substância ácida e básica), como a fenolftaleína, azul de bromotimol e alaranjado de metila.  

Veja a coloração que os principais indicadores podem adquirir ao entrar em contato com um ácido ou uma base:

INDICADOR

ÁCIDO

BASE

NEUTRO

FENOLFTALEÍNA

INCOLOR

ROSA

INCOLOR

TORNASSOL

ROSA

AZUL

-

Fenolftaleína em meio básico

Geralmente, a viragem de pH destes indicadores ocorre em faixas de pH diferentes.

Utiliza-se muito também os indicadores universais, que são mistura de várias substâncias indicadoras. É uma escala com valores de pH e cores. A cor destes indicadores varia gradativamente, mostrando qual é o pH da solução. É muito utilizado em laboratórios químicos.

Outro indicador muito utilizado em laboratórios é o papel tornassol, que é um papel filtro impregnado com tornassol. É impróprio para indicar um valor exato de pH. Mostra apenas se a solução é ácida ou básica. Se o papel fica vermelho, a solução é ácida. Se o papel fica azul, a solução é básica.

Como referenciar: "Como medir o pH na prática?" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 09/08/2020 às 08:47. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/conteudos/em/equilibrioquimico/p7.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor