Aldeídos

Aldeído é todo composto orgânico que possui o grupo funcional – CHO – ligado à cadeia carbônica.

Acompanhe alguns exemplos de aldeídos:

           

Utilidade

O aldeído mais conhecido é o metanal. Também é chamado de aldeído fórmico ou formaldeído. É um gás incolor, com cheiro muito forte e irritante. Muito solúvel em água.

Em geral, é usado como solução aquosa, contendo 40% de aldeído fórmico, e e esta solução é chamado de formol ou formalina. É usado como desinfetante e na medicina, como conservador de cadáveres e peças anatômicas. É usado para a fabricação de medicamentos, plásticos e explosivos. Usado também em produtos de beleza.

O etanal ou aldeído acético, ou ainda acetaldeído, tem cheiro forte e é solúvel em água. É obtido a partir do acetileno. É o ponto de partida para a fabricação de pesticidas, medicamentos, inseticidas e espelhos. Usado na produção de anidrido acético, ácido acético (presente no vinagre) e resinas.

Nomenclatura

Deve ser utilizada na terminação dos aldeídos a palavra AL, de acordo com a IUPAC. A cadeia principal deve conter o grupo – CHO e a numeração é feita a partir desse grupo. Exemplos:


Metanal ou aldeído fórmico ou formaldeído


Propanal


2 – metil – butanal


Benzaldeído

  

Como referenciar: "Aldeídos" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 15/07/2020 às 01:33. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p12.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor