Crioscopia

É uma propriedade coligativa que ocasiona a diminuição na temperatura de congelamento do solvente.

É provocada pela adição de um soluto não volátil em um solvente. Está relacionada com o ponto de solidificação (PS) das substâncias.

Esta propriedade pode ser chamada também de criometria.

Quando se compara um solvente puro e uma solução de soluto não volátil, é possível afirmar que o ponto de congelamento da solução sempre será menor que o ponto de congelamento do solvente puro. 

Quanto maior o número de partículas dissolvidas em uma solução, menor será o seu ponto de congelamento.

Em países onde o inverno é muito rigoroso, adiciona-se sal nas estradas para provocar a diminuição da temperatura de congelamento da água, evitando que se forme gelo.

Esta propriedade também explica porque grande parte da água do mar não congela a 0°C. A imensa quantidade de sal dissolvida nos mares e oceanos faz com que o seu ponto de congelamento diminua.

Nos carros, é comum adicionar um anticongelante nos radiadores, o etilenoglicol. Esta substância, em solução com a água, diminui a temperatura de congelamento para -37°C.

  

Como referenciar: "Crioscopia" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 11/08/2020 às 19:31. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/conteudos/em/propriedadescoligativas/p6.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor