Propriedades periódicas e aperiódicas

Muitas propriedades dos elementos químicos variam periodicamente ao longo da tabela periódica. São as chamadas propriedades periódicas.

As propriedades periódicas podem ser:
- raio atômico
- volume atômico
- densidade absoluta
- eletronegatividade
- eletropositividade
- eletroafinidade

Esse fato obedece a Lei da Periodicidade de Moseley: "Muitas propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente na sequência de seus números atômicos."

As propriedades onde os valores só aumentam com o número atômico e outras onde os valores só diminuem chamamos de propriedades aperiódicas. Exemplo: o calor específico.

Raio atômico

O raio atômico dos elementos é uma propriedade periódica, pois seus valores só variam periodicamente, ou seja, aumentam e diminuem seguidamente, com o aumento do número atômico.

O raio atômico (r) é a metade da distância internuclear mínima (d) que dois átomos desse elemento podem apresentar, sem estarem ligados quimicamente.

Para medir o raio atômico, usa-se a técnica da difração por raios-x.

Em uma família da tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo e no período aumenta da direita para esquerda.

Para esta regra não são admitidos os gases nobres, já que possuem o maior raio atômico em cada período.

Observando a tabela periódica, podemos verificar que o frâncio (Fr) tem maior raio atômico.

Se o átomo se transforma em íon cátion ou ânion, o seu raio sofre alteração.

- o raio do átomo é sempre maior que o raio do seu íon cátion porque perde elétrons.
- o raio do átomo é sempre menor que o raio do seu íon ânion porque ganha elétrons.

Volume atômico

O volume atômico é uma propriedade periódica porque varia periodicamente com o aumento do número atômico.

Volume atômico é a relação entre a massa de uma quantidade de matéria (1 mol = 6,02.1023 átomos) e a densidade da substância simples formada por esse elemento na fase sólida.

Não é o volume de um átomo, mas de um conjunto de átomos. No volume atômico, influi não só o volume de cada átomo, mas também o espaçamento que existe entre esses átomos.

Na tabela periódica, os valores do volume atômico aumentam de cima para baixo nas famílias e, em um período, do centro para as extremidades da tabela.

  

Como referenciar: "Propriedades periódicas e aperiódicas" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 11/08/2020 às 18:21. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/conteudos/em/tabelaperiodica/p3.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor