Você está em Diversos > Química no cotidiano

Química no cotidiano

Hidrocarbonetos

Confira a utilidade de alguns hidrocarbonetos em nosso dia a dia:

- metano (CH4) – É o gás natural. Combustível encontrado no gás GNV, gás natural veicular.

- propano e butano (C3H7 e C4H10) – É o gás de cozinha. O GLP, gás liquefeito do petróleo.

- octano (C8H18) – Gasolina, combustível usado em automóveis.

- etileno (C2H4) – Usado na fabricação de polietileno e para fazer plásticos. É produzido em frutos verdes e atua no amadurecimento desses frutos. Por este motivo, enrolamos as frutas com jornal para que elas amadureçam mais rápido. Desta forma, o gás eteno está sendo aprisionado e acelera a velocidade de amadurecimento. 

- acetileno (C2H2) – Gás incolor e instável. É um combustível para efetuar soldas e corte de metais. Sua temperatura chega a 3000°C e por este motivo pode ser usado para soldar navios, mesmo embaixo da água.

- naftaleno (C10H10) – Usado como bolinhas de naftalina para matar insetos.

- etanol (CH3 – CH2 – OH) – Álcool etílico, está presente nas bebidas alcoólicas e também em perfumes.

- metanal (CH2O) - é usado como solução aquosa, contendo 40% de aldeído fórmico, sendo essa solução chamada de formol ou formalina.

É usado como desinfetante e, na medicina, como conservador de cadáveres e peças anatômicas. Usado também para a fabricação de medicamentos, plásticos, explosivos, além de produtos de beleza.

- propanona (C3H6O) – Acetona. Solvente de esmaltes, tintas e vernizes.

Como referenciar: "Hidrocarbonetos - Química no cotidiano" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 17/10/2019 às 13:53. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/cotidiano/hidrocarbonetos/